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História da Mitsubishi - vol. 4



 

A DNA da Mitsubishi passa de geração para geração - Os Três Princípios da Mitsubishi - SANKORYO

A Mitsubishi Materials originou-se da Tsukumo Shokai (predessora do Grupo Mitsubishi) que, desde 1871, desenvolvia negócios em mineração de carvão e de metais sob o comando de Yataro Iwasaki.



A partir disso, o Grupo Mitsubishi continou expandindo negócios por quatro geraçãoes, passando de Yataro para seu irmão mais novo, Yanosuke; depois para o primogênito de Yataro, Hisaya; e finalmente para o primogênito de Yanosuke, Koyata.  Ao rever a história, identificou-se a existência de princípios comuns que foram herdados e transmitidos ao longo das gerações, os chamados "Os Três Princípios da Mitsubishi".  

Neste artigo, apresentamos estes três princípios que se tornaram a filosofia de gerenciamento de todo o Grupo Mitsubishi, constituído por cerca de 650 empresas que adotam como "Diretrizes para as atividades de cada empresa do Grupo Mitsubishi" desde 2011.


 

1. Shoki Hoko - Responsabilidade social corporativa

Esforçar-se para enriquecer a sociedade, tanto material como espiritualmente, contribuindo para a preservação do meio ambiente global.

O presidente da quarta geração, Koyata Iwasaki, conduziu a Mitsubishi por 29 anos a partir de 1916, no período que compreende desde a Primeira Guerra Mundial até o final da Segunda Guerra Mundial.  Em muitas ocasiões, ele declarou claramente que "o gerenciamento corporativo não deve ser conduzido a partir da perspectiva do lucro, mas do ponto de vista de um projeto nacional".  Este princípio foi transmitido a cada presidente da Mitsubishi, de Yataro a Yanosuki, Hisaya e Koyata Iwasaki.

Koyata Iwasaki também disse: "A produção é uma das atividades mais importantes do país.  Está associada à força nacional e tem impactos na economia e prosperidade.  Ao comprometer-se com a produção, estamos realmente desempenhando um papel de extrema importância.  O objetivo final dos negócios é, portanto, contribuir para a nação e exercer o máximo esforço para alcançar este objetivo." (fonte: Discurso na Conferência Extraordinária da Mitsubishi Mining Company, realizada em 1920).



Koyata Iwasaki tinha uma sólida filosofia de gestão de que dentro do processo de crescimento da economia capitalista no Japão entre os Períodos Taisho (1912-1926) e Showa (1926-1989), o objetivo maior era a contribuição para a sociedade.  Também é fato que as riquezas em nossas vidas no presente foram conquistadas à custa da devastação do meio ambiente.  Portanto, todas as empresas Mitsubishi devem contribuir para a preservação e restauração deste meio ambiente tão inestimável, buscando uma sociedade ainda mais rica, tanto do ponto de vista material quanto espiritual.  Esta é a interpretação atuao de "shoki hoko".



2. Shoji Komei - Integridade e equidade

Manter os princípios de transparência e abertura e conduzir os negócios com integridade e justiça.

"Shoji komei" significa "fair play" (jogo justo) em absolutamente tudo.  Desde Yataro Iwasaki até o atual presidente, todos os presidnetes têm insistido repetidamente ao longo de gerações que não se deve obter ganhos injustos na administração de negócios da Mitsubishi.  Em particular, o presidente da quarta geração, Koyata Iwasaki, defendia a justiça e valorizava a sinceridade em qualquer situação, e advertia os funcionários para que não incorressem facilmente em especulações buscando lucros cegamente.  Ele difundia a necessidade de adotar o comportamento ético em todas as transações.

"As corporações passaram a ocupar uma posição social mais elevada e hoje estão muito mais envolvidas no progresso do país.  Por outro lado, infelizmente a moral das pessoas parece ter se deteriorado.  Aqueles que trabalham nas corporações devem servir de exemplo para os demais, tanto na sua forma de pensar quanto nas suas atitudes.  Em qualquer situação, a integridade e a justiça estão acima de tudo.  É vergonhosa qualquer tentativa de obter ganhos através de golpes ou por meios que ferem a justiça social. (fonte: "Minha esperança para o Clube", artigo publicado na Mitsubishi Club Journal em 1915, escrito por Yanosuke Iwasaki, vice-presidente na época)".



A concorrência justa baseada na livre engenhosidade é o princípio básico da economia de mercado.  Mas precisamos considerar os sentimentos do público em geral e os constumes da sociedade internacional, sempre respeitando as leis.  Devemos estar atentos para agir sempre de forma justa e digna, e não devemos esquecer de buscar a transparência e a abertura nas atividades corporativas.



3. Ritsugyo Boeki - Compreensão global através dos negócios

Expandir os negócios a partir de uma perspectiva global abrangente.

O maior problema para o Japão moderno era a integração com a comunidade internacional.  Manter uma visão global era um dos preceitos básics estabelecidos pelo primeiro presidente, Yataro Iwasaki, que promoveu essa atitiude entre seus funcionários quando fundou a Mitsubishi.  

Em 1941, 2 dias após a deflagração da Guerra do Pacífico, o então presidente Koyata fez um anúncio para a diretoria de todas as empresas do Grupo Mitsubishi: "Enquanto os governos infelizmente começam uma guerra, contamos com muitos britânicos e americanos entre nossos parceiros.  Eles realizaram muitos projetos conosco e por isso temos o dever de proteger suas vidas e interesses".  Considerando o cenário histórico da época, ele fez uma declaração surpreendentemente corajosa.



"Mesmo que o governo tome medidas contra os negócios e os ativos de nossos parceiros britânicos e americanos, nós devemos evitar que a confiança e a amizade que desenvolvemos com eles sejam prejudicadas.  Justiça, humanidade e responsabilidade exigem que protejamos suas vidas e interesses usando todos os meios dentro dos limites da lei.  Quando a paz retornar, mais uma vez cooperaremos para contribuir para a realização da paz mundial e do bem-estar de todos". (fonte: Discurso de Koyata Iwasaki no Conselho da Mitsubishi em 1941).

O respeito pela justiça tem sido um dos princípios básicos do Grupo Mitsubishi desde a sua fundação.  Essa atitude de respeito à justiça a partir de uma perspectiva global em meio à guerra incorpora o espírito Mitsubishi.

A Mitsubishi Materials Corporation e todas as demais empresas do grupo dão passos em direção ao futuro, preservando o espírito de "Os Três Princípios da Mitsubishi" (Sankoryo).


 


*Cooperação e fotos: Divisão de Arquivos, Instituto de Pesquisa Econômica da Mitsubishi

 

Leia também:

História da Mitsubishi - Vol 5 cliquando aqui...

História da Mitsubishi - Vol 4 cliquando aqui...

História da Mitsubishi - Vol 3 cliquando aqui...

História da Mitsubishi - Vol 2: clicando aqui...

História da Mitsubishi - Vol 1: clicando aqui...

 

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Autor: Blog da Usinagem

Data de Publica��o: 09/12/2019

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