Inserir Notícia

Comunicado sobre obtenção do certificado digital para acessar o SIAPE

Caros,

 

A BisaWeb Tecnologia da Informação vem por meio deste comunicado informá-los que o acesso ao Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), sistema informatizado que controla as informações cadastrais e processa os pagamentos dos servidores da Administração Pública Federal, passará a ser realizado exclusivamente por meio da utilização de um certificado digital, padrão ICP-Brasil, que funciona como uma identidade virtual, permitindo a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. A medida tem como objetivo aumentar a segurança, confiabilidade e aderência aos apontamentos dos órgãos de controle.

 

É importante ressaltar que todo operador convocado pela Serpro, empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, que não obtenha o certificado digital ficará passível de bloqueio, ou seja, sem o certificado, o operador ficará impedido de lançar relatórios no Sistema SIAPE (SIAPENET e SIAPE Grande Porte). Para facilitar o cadastro, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio da parceria entre as Secretarias de Gestão Pública (SLTI), viabilizou a concessão dos certificados digitais aos operadores do SIAPE sem nenhum custo adicional. Também vale lembrá-los que os operadores em exercício em municípios do interior não estarão sujeitos ao bloqueio neste momento.

 

Os acessos ao Sistema por meio do Extrator de Dados, Datawarehouse e SIAPESaúde, por enquanto, permanecem sem alteração.


 

Saiba como se cadastrar

 

Para obter o certificado é simples. Todos os operadores ainda não cadastrados devem preencher o formulário eletrônico disponível no link: www1.serpro.gov.br/css/spekx/agendamento_cliente_mp.asp. Após o preenchimento, a Serpro entrará em contato por email ou por telefone para confirmar o agendamento. Assim, para que o cadastro prossiga sem problemas, é necessário que todas as informações de endereços eletrônicos e contatos telefônicos estejam atualizadas.

 

Ressalvas

 

Os operadores que foram certificados pela Serpro nos últimos três anos para ter acesso a outros sistemas podem utilizar o mesmo certificado no acesso ao SIAPE. Neste caso, não é necessária uma nova certificação. A mesma regra aplica-se aos operadores que já possuem certificado digital do tipo A3, emitido por outras Autoridades Certificadoras credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

 

Já os operadores inativos ou bloqueados no SIAPE devem sanar a pendência para ter seus nomes relacionados na próxima lista de certificação.

 

 

Ajuda

A BisaWeb se coloca à disposição para auxiliar todos os usuários que encontrarem dificuldades durante a solicitação do certificado digital. A empresa pode ser contatada através do telefone 81 3312.7070 ou pelo email suporte@bisa.com.br.

 

 

Att,

BisaWeb Tecnologia da Informação

 

 

 

 

 

 

 



Link da Matéria Original: www.noticiadorweb.com/index.php?action=show&secao=exibir_noticia&noticia_id=14324

Autor: BisaWeb - Tecnologia da Informação

Data de Publicação: 08/05/2014

Esta notícia já foi visualizada 3325 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.